Termos de Parceria Para Autores

Oi queridos autores, tudo bem? 

Já deixo de antemão um agradecimento por quererem fazer parte da nossa família do Um Sofá.

Para conhecer todos os nossos parceiros é só ir na aba de autores parceiros e conhecer a lista.

Para melhorar a organização do blog e instagram, estou agora criando um termo com os direitos e deveres do autor e do blog, para que tudo fique bem explicado entre a gente e não ter problemas no futuro, certo? 

"PARCERIA" é uma ajuda mutua entre as duas partes (autor e blog). A parceria com o Um Sofá não consiste em apenas na resenha do livro do autor, mas na divulgação do trabalho do mesmo. Se deseja ser da família Um Sofá, leia a nosso "TERMO DE PARCERIA" e se estiver de acordo, mande sua solicitação pelo e-mail miakakamura@gmail.com

Caso queira negociar alguma coisa do termo, mande suas dúvidas e questões no corpo do e-mail.

ATENÇÃO: Esses termos podem sofrer alterações ao decorrer do tempo e crescimento do blog, sendo acrescentado ou retirado algum item descrito acima. 



DEVERES E DIREITOS DO AUTOR:
  • O AUTOR pode solicitar divulgação de seus livros, de seus projetos e afins no Instagram do blog, deste que seja feita com antecedência de pelo menos 24h para programar a mesma. Exemplos de divulgação: livro está gratuito na Amazon ou em promoção. Pedimos o aviso com antecedência pois trabalhamos com postagens programadas, podendo não ser visto a solicitação da divulgação em cima da hora. Reservamos o direito a não fazer mais propagandas no blog, deixando-o apenas para resenhas e outros tipos de artigos e matérias. 
.
  • O AUTOR que disponibilizará seu livros para pautas no blog e Instagram deverá seguir algumas especificações, de acordo com a  parceria. Se vier livro físico, vamos produzir vídeo de Unboxing. Resenhas e Primeiras impressões são postagens fixas no feed para a parceria. Quotes, Motivos para ler e diário de leitura em stories (e talvez Reels), dependerá muito da premissa do livro para criação desse conteúdo (e não são fixos a parceria).

  • Vale ressaltar que para as RESENHAS, estamos abrindo parceria para e-books e livros impressos, sendo que deverá ser cedido pelo autor (não fazemos compra de livros para parceria). Por enquanto não estamos trabalhando com prazos fechados para a resenha, então ao enviar o livro, ele será colocado em uma lista de ordem de chegada para ser lido, sendo abertas quatro (4) vagas por mês. E a agenda só reabre quando finalizar os 4 anteriores. 

    Em 2024, vamos retornar com as resenhas em vídeo no tiktok @umsofaalareira e canais Miaka Freitas e Diário de uma Fujoshi. A eleição do canal será de acordo com o assunto do livro: Livros +18 caiem automaticamente no Diário de uma Fujoshi, por exemplo. 

    Sobre PROMOÇÕES, SORTEIOS E CONCURSOS CULTURAIS: Os sorteios e promoções foram suspensos do blog e Instagram deste de 2019, mas isso não impede a divulgação para algum sorteio ou promoção em suas próprias redes sociais (não atrelado a blogs/sites de terceiros). Cabe pedir a divulgação pelo menos 24h antes do mesmo por DM no instagram ou e-mail já citado.  

    • Caso o AUTOR queira a resenha postada no Skoob, deverá ser discutida a sua postagem por e-mail. O blog Um Sofá & Insônia Nerd não tem costume de postar resenhas nessa rede social, pois não se tem controle das resenhas ali postadas, podendo ficar a mercê de plágio, como já ocorreu anteriormente. 

    • Não é permitido a interferência do AUTOR na resenha do livro, mas o mesmo pode pedir a retirada da postagem, com um pedido por escrito justificando. 

    • A parceria com o AUTOR terá duração de 1 (um) mês, podendo, após o término do prazo, a renovação da mesma por mais 1 (uma) obra. Perto do prazo de terminar, o autor parceiro será notificado com o e-mail com os links feitos nessa parceria. 

    • Mesmo após o fim da parceria, se não houver renovação pelo AUTOR, todas as postagens referente a ele serão mantidas, a não ser que o próprio autor peça para que seja apagado. 


DEVERES E DIREITOS DO BLOG:

  • É dever do Um Sofá ler e resenhar a obra enviada, com visão crítica. Além de cumprir com os itens já acordados com o AUTOR
  • As resenhas não tem uma classificação de estrelas, apenas é feito uma resenha e às vezes mais matérias relacionadas ao livro, apontando pontos negativos e positivos da leitura de acordo com a opinião da resenhista. 
  • Se for o caso de não ter gostado do livro, JAMAIS teremos uma resenha ofensiva sobre o livro e o AUTOR. Honestidade e sinceridade é o marco principal do  Um Sofá, mas não as ofensas. Então teremos uma resenha mostrando todos os pontos da obra, negativo e positivo, sempre respeitando o autor, sua obra e seus direitos. Não somos conhecidos por resenhas negativas, sempre tentamos trazer pontos positivos de cada livro. 
  • Em nenhum momento é permitido a interferência do Autor na resenha. Porém, o autor terá total autonomia para solicitar a retirada da resenha do blog, mediante pedido por escrito com justificativa.
  • Após a postagem da resenha, é dever do BLOG notificar o autor com o link das mesmas. 

POLITICA GERAL:
  • A parceria tem duração de 1 mês, e será enviado um e-mail com tosos os links de postagens feitas. 
  • Caso tenha desinteresse e falta de comunicação por ambas as partes, a parceria será automaticamente anulada. 
  • A parceria consiste em ajudar um ao outro, ou seja, o Blog ajuda o Autor na divulgação de seus trabalhos e igualmente, o autor ajuda o blog com a divulgação do nosso trabalho. 
  • Abominamos qualquer manifestação de ódio, preconceito, insulto, difamação, ameaça, exposição de privacidade, perseguição e constrangimento. Qualquer comentário ou e-mail constando alguma dessas manifestações será deletado. 
  • A parceria é gratuita e pedimos que o autor ceda o livro (físico ou digital) para a leitura. 

  • Compartilhe: