Zootopia || Análise com a realidade e com movimentos ideologicos

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, julho 15, 2016

Escrevendo a resenha de Zootopia, fiz uma reflexão bem interessante com os casos que estão acontecendo nas redes sociais.

Depois do caso do estupro no Rio ser exposto nas redes sociais, as mesmas inflamaram-se em uma guerra ideológica e vemos opiniões diversas (e também a intolerância de vários grupos). Algo que mais apareceu para mim foi a expressão "todo homem pode ser um estuprador em potencial".

Essa expressão, ao meu ver e minha interpretação, nada tem a ver em acusar que todo homem é estuprador. Longe disso. Isso diz apenas o medo diário da mulher. Sim, é um medo diário. Não é algo que se evite. Qualquer uma pode ser vitima. E o pior, o estuprador não tem cara. É isso que dizemos. Quantos casos já foi um estuprador conhecido? O marido, namorado, amigo, parente. Não se sabe que o estuprador é estuprador até que ele revele isso. Não é algo que vem tatuado na cara e é por isso que tem a tal frase polemica. (já ouviram a expressão "Lobo em pele de cordeiro"? Essa é a frase mais verdadeira que existe).

E isso me faz pensar na Judy e Nick.


Judy é uma coelha fofa criada no interior. Para quem já viu o filme sabe que os animais vivem uma sociedade conjuntamente com os predadores. E  no caso dos coelhos, os predadores naturais são as raposas. Tanto que os pais dão a Judy um spray contra raposas.

Judy acredita que nenhum predador voltará a sentença de selvageria e atacá-la como aconteceria antes. Mas mesmo nesse pensamento, ela ainda carrega o spray. No fundo, ela ainda sente que pode ter uma ameaça.

Ela conhece a raposa Nick. Ele é legal, gente boa, engraçado e nunca ofereceu nenhuma ameaça de atacá-la. Mesmo assim Judy ainda carrega o spray.

Judy representa as mulheres sim. Esse exemplo reflete sim o medo diário de sair de casa. O Nick poderia ser o cara. Até ele se revelar, nunca se sabe se ele será bem ou mal. Torcemos para que não seja mal. Queremos um porto seguro e não mais uma ameaça. Não estamos acusando que todas as raposas vão comer o coelho, mas algumas podem atacar. E até saber quem atacaria ou não, todas oferecem uma ameaça. Até porque só se sabe qual vai atacar quando ela ataca.

Lembra realmente quem era o vilão de Zootopia? Era uma ovelha. Você desconfiou dela em algum momento? Ela não era nada parecida com alguém que faria mal aos outros. Mesmo assim ela fez. As pessoas também se escondem assim. O mal não tem rosto, idade, gênero. Qualquer um pode fazer mal e só se descobre quando o fazem. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

3 recados

  1. Ain, meu Deus <3 Num posso nem ver uma postagem desse filme que já corro pra ler. Tô doida de vontade de vê-lo (e já ganhei um spoiler legal kkkk). Vejo muita gente elogiando, dizendo que o filme tem uma mensagem bem legal. Bem, depois de ler seu post vou tomar vergonha na cara e vou assisti-lo, pois ele parece ser muito bom.

    Gostei bastante do estilo dessa postagem, você poderia trazer mais conteúdo assim para o blog (sugestão de seguidora).

    Um abraço :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karina, pelos comentários e por gostar tanto do estilo dessa postagem. Tem outra resenha (acho que deste mês também) que trás um pouquinho mais sobre toda essa questão de mobilização das minorias e ofuror das redes sociais (é a resenha de Eu, Dommenique).
      Tem uma resenha "normal" de Zootopia sem spoilers também, caso queira dá uma olhada.
      Assista o filme, você não irá se arrepender!

      Beijinhos e volte sempre =*

      Excluir
  2. Este foi o meu filme favorito até agora este ano. É um filme que teve o cuidado de cada detalhe em seu discurso, o nome dos personagens, sua personalidade, o nome das cidades e todos os tropos que costumavam acontecer Zootopia entender que, em situações que acontecem em nossas vidas diárias. Partilho onde podem ver o filme se você estiver interessado em ver os levará vários dias este mês (horários Zootopia, por isso, se um cronograma é que você não pode vê-lo na próxima. O filme é o melhor em animação em 2016 e é feito para crianças e adultos, é muito vale a pena ver.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*