Crítica || O Voo da Fênix

Escrito por Miaka Freitas - quinta-feira, novembro 06, 2014

A confiança é imprescindível para a sobrevivência coletiva.
Sem o companheirismo, todos perecem.


Esse filme eu assisti na aula de gestão de design. E tínhamos que fazer uma análise do mesmo e agora um pouquinho do que eu observei e analisei no filme, vou compartilhar com vocês.

O filme relata uma história de um avião que caiu no meio de um deserto. A tripulação sobrevivente deveria, com os recursos escassos que tinham, sobreviver. Esse é um instinto normal de qualquer ser vivo.

Prevendo que o resgate não viria salvá-los, decidem então agarrar-se a única esperança que eles tinham: construir um avião. Haviam, entre eles, um projetista de aeronaves e que garantiu conseguir construir uma nova máquina.

O filme tem seu foco principal o trabalho em equipe e tudo que liga a isso: confiança, companheirismo. Dividindo tarefas e gerenciando o planejamento, todas as tarefas foram divididas de acordo com aptidões e principalmente por necessidades do grupo.

É um equivalente a qualquer empresa, eles tinham um produto a desenvolver, tem a discussões do grupo responsável para que possam desenvolver algo possível. Aqui no filme, além de toda a pressão desconstruir o avião antes do mantimento acabar, também é levado em conta todo o emocional dessa situação de pressão em que eles passam. O momento delicado deve ser bem gerenciado pelo líder do projeto. Sem uma sanidade, as coisas poderiam sair do controle.

Mas não é só isso que são os fatores que podem atrapalhar todo o projeto do grupo. Há fatores que são imprevisíveis ou/e que não firam levados em conta que faria todo o trabalho deles desandar, digamos assim.

A liderança do grupo é, como eu disse anteriormente, indispensável para o equilíbrio de todo um grupo. A pressão desse papel é de equilibrar todo o emocional e gerenciamento dessas pessoas em suas funções além de regular os materiais e mantimentos.
Cena do filme
(foto retirada da web)
O próprio nome do filme tem sua significância, fênix é um ser mitológico que nunca morre, é um pássaro que, quando está velho, ele queima e de suas cinzas nasce um jovem pássaro. Pode ser considerado a inovação e o ciclo de sempre estar se renovando. E transmite justamente oque o filme mostra:a partir dos destroços do antigo avião, construir uma nova aeronave.


Por fim, tudo que eu queria contar aqui é a lição presente por trás desse enredo era a perseverança e companheirismo que foram a peça chave para que todo o resto acontecesse de acordo com o plano. O filme transmite toda aquela pressão vivida pelos personagens para o telespectador. Não é apenas um filme para se divertir, mas principalmente para se analisar e refletir com a mensagem marcante em cada cena desse filme. 

PS:  o filme tem, pelo menos duas versões. A assistida é a versão do ano de 2004. Há uma mais antiga de 1965.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

3 recados

  1. Vi o filme HOJE, 10/09/2015. Sim, o filme trata de companheirismo e perseverança, mas também de certos aspectos de liderança que muitas vezes com a qual não queremos lidar: tomadas de decisões em momentos críticos, decisão que desfavorece a "imagem" do líder, decisões críticas que ninguém quer tomar, mas um verdadeiro líder TEM QUE tomar, até para que o processo ande. Enfim, gostei muito do filme. Para mim, é um filme para líder e liderados verem juntos e discutir os aspectos que envolve o processo de Gestão. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Senhor Anonimo por sua contribuição ><
      Na próxima, deixe seu nome para nós conhecermos melhor!!
      Eu vi o filme na aula de gestão, e foi um ótimo aprendizado!

      Volte sempre!
      Beijinhos =*

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*