VERMo | Divulgação e Mini Entrevista com o Autor

Escrito por Miaka Freitas - quinta-feira, setembro 18, 2014

Queridos leitores do Um Sofá, hoje mais uma vez vamos conferir mais uma obra na coluna Selo Tupiniquim. E dessa vez, nada melhor que o próprio autor da obra para nos contar, em uma mini-entrevista, o que se trata VERMo.

Um Sofá À Lareira: Como surgiu a obra? 
Thiago Lima: A VERMo surgiu quando eu tava vendo TV depois de dias trabalhando sem sentar na sala.
Peguei meu pai vendo um programa parecido com Brasil Urgente, Linha Direta etc. Programas que lucram com o desespero alheio e te deixam inerte, fazendo pensar que o mundo todo é assim. Fazendo pensar que não tem como mudar nada. Apenas assistir. Notei (ha um bom tempo) que esses programas estão cada vez mais freqüentes, a banalização da informação e sua manipulação também é descarada. Em toda a TV. A televisão saiu do "status" de lazer para um "prenuncio da desgraça" por todos os lados. O desespero virou dinheiro. Mas quem está desesperado de verdade? Nós, ou esse modelo gago de televisão?
Quando mais audiência perde, mais ela gagueja!
Informação = Poder, mas quem dá poder a quem?

Um Sofá: como foi criar a obra? 
Thiago Lima: Poxa, foi difícil! Muito difícil!!!! Eu desenhei e finalizei-a em um tablet comum, desses de uso pessoal. Era o que tinha na mão, entende? Então pensei "vai você mesmo'!
Baixei o Sketchbook Pro para tablets e fui... e caramba, cansei de arte finalizar e apagar, arte finalizar e apagar...até chegar ao que queria!
                                                                                     
Um Sofá: da onde tirou inspiração?
Thiago Lima: Da raiva! De ser manipulado na cara dura! Dessa Zorra Total que está o País! Da seqüência infinita de bordões que virou nossa cultura.
Então queria fazer algo que fizesse as pessoas pensarem, discutirem e mostrarem outros lados da moeda, que eu também não estou vendo.
E atingir o maior número de pessoas possível!
É importante dizer que, embora a HQ não tenha como fugir do cunho político, essa não foi, não é e não será minha intenção.
Usar disso pra favorecer ou desfavorecer alguém seria ridículo da minha parte.

O autor de VERMo é o Thiago Lima, formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG. Também é Técnico em Comunicação Visual pelo Instituto de Arte e Projeto de Minas Gerais. Tem diploma de Desenho Básico e Avançado pela Casa dos Quadrinhos. Estudou também na Fábrica de Sonhos (ambas em Belo Horizonte).

Atualmente é professor de desenho no interior de MG. E VERMo é sua primeira obra em quadrinhos, pelo menos a primeira que ele divulga, pois antes só fazia para si, histórias curtas que aproveitava para estudá-las.

VERMo está sendo financiado 100% no Catarse. O quadrinho sairá pela Editora Devaneio, a mesma que publicou Hurulla, que já foi comentado aqui no blog.

Restam um pouco mais de 10 dias para terminar o financiamento, mas esperando que VERMo consiga atingir seus objetivos.

Para mais informações: blog da obra e a fanpage dela. Também tem o financiamento do Catarse.

Sobre a Coluna Selo Tupiniquim:


Selo Tupiniquim surgiu em setembro de 2013 como uma coluna exclusiva do Um Sofá, para que seja divulgado projeto 100% nacional (seja ele livros, games virtuais ou de tabuleiro, quadrinhos, filmes). O nome veio do termo Tupi, que é um povo indígena brasileiro que habitava nosso território, porem, no português coloquial é usado como sinônimo de brasileiro. Ou seja, se é brasileiro é tupiniquim! Lembrando que podem se inscrever os autores que tiverem interesse ou fãs que querem ajudar algum projeto a ganhar mais divulgação, sendo preenchido no formulário disponível no link (ou deixando um e-mail para entrarmos em contato nos comentários).

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

2 recados

  1. gostaria de saber sua opinião sobre a minha hq tem a edição 1 e 2 para download e a 3 venderia no matsuri quando vender tudo irei colocar o 3 para scan
    http://desconhecidoshq.blogspot.com.br/2014/04/edicoes-1-e-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Questão. Tudo bem?
      Vou fazer o download em breve da sua HQ e resenhar aqui, então aguarde.
      Vou querer ganhar uma edição do volume impressa também (risos).
      Agora você me deu mais um motivo de ir para o Matsuri, vou lá conferir seu trabalho a venda (e quem sabe dá tempo para fazer uma entrevista para o vlog?)

      Beijinhos =*
      Volte sempre

      Miaka Freitas

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*