[Entrevista] Hikari || Loja Parceira

Escrito por Miaka Freitas - domingo, outubro 20, 2013



Olá acomodados no sofá (risos). Sei, desculpe essa tragédia de tentar “apelidar” vocês leitores, não deu muito certo não. Estavam com saudades dessa louquinha que sempre trás novidades para vocês? Também estava com saudade de postar (mas o tempo não foi meu amigo esses dias). 

Essa semana vai começar com uma postagem logo agora no domingo. Porque domingo é o dia de PARCEIROS. Nada melhor que anunciar nossa nova parceria. 


Dessa vez, nossa parceira é a loja Hikari, que vende itens de anime e mangá (entre eles, gachapons, pelúcias, camisas...). Não sabia como começar a explicar a história breve da loja, então, conversando com o responsável pela loja, criei uma pequena entrevista, vamos ver?

Um Sofá À Lareira: Como surgiu a ideia de abrir a Hikari?
Momo-chan: Após o evento SAF III, em julho, eu estava procurando algo que o mantivesse ligado ao universo de animes e mangás e sempre teve vontade de mexer com o comércio, querendo estar cercado por gachapons, pelúcias e outros itens de anime e mangá. Com um telefonema na época, perguntando se ainda fazia roteiros para quadrinhos (coisa que eu não fazia há anos). No decorrer do processo de elaboração da história, ainda na fase inicial, tive um estalo (como dizem). Esse meu amigo tinha um pai dono de loja e indo lá com frequência para vê-lo, me dei conta que lá poderia ser um bom local para criar uma loja desse tipo, funcionando no subsolo, mas a ideia não vingou. Então propus uma sociedade onde cada um entrou com uma quantia mínima e eu me responsabilizaria pelas vendas, propaganda, manutenção da loja etc. 

Um Sofá À Lareira: Como surgiu o nome Hikari para a loja?
Momo-chan: Sobre o nome, eu sempre achei que deveria ser em japonês, pequeno e escrito apenas com 1 kanji simples e bem fácil de lembrar.

Um Sofá À Lareira: E da onde surgiu a Momo-chan?
Momo-chan: Na mesma época da criação da loja, foi desenvolvida uma mascote para o SAF, chamada Momoko ou Momo-chan. O nome foi tirado de uma personagem do Anime Gakkou no Kaidan (ou Histórias de Fantasmas) que eu estava assistindo na época no Cartoon Network. Como não sou bom para criar, achei melhor aproveitar a mascote do SAF para a Hikari.



Um Sofá À Lareira: Então a Momo-chan era uma mascote pro evento. Como conseguiu desligar ela do evento e unir a imagem a Hikari?
Momo-chan: Eu realmente não calculei que o estande fosse ficar popular rapidamente. O perfil da loja foi iniciado com apenas 20 amigos no Orkut em agosto. Antes da estreia nos eventos, no caso o Matsuri de outubro, já tinha quase 500 amigos. Foi uma rápida popularidade e a mascote logo ficou muito mais ligada a Hikari que estava em todos os eventos do que ao SAF que acontece 1 vez ao ano. Ainda assim, ela aparece no panfleto do SAF como mascote em pelo menos 3 edições logo após a criação da Hikari. 

Um Sofá À Lareira: E o marco da Hikari em ser um dos estandes mais populares da época?
Momo-chan: Logo após a criação da Hikari, alguns estandes da época deixaram a atividade, mas foram logo substituídos por outros. Houve um boom semelhante ao que acontece hoje em dia. Nesse meio tempo, a Hikari foi participando de todos os eventos de São Luis e outros por outras cidades como 1º Anima Sul, na UFMA de Imperatriz em 2008. E em 2009 foi um ano onde a Hikari começava a se firmar como um dos estandes mais populares. 

Um Sofá À Lareira: O que a Hikari tem de importante em sua história? A Hikari nem sempre foi só sucesso, né?
Momo-chan: Não, o começo da Hikari foi duro, com o começo do estande com poço dinheiro e muita paciência para ver a coisa crescer. Em 2009 meu sócio saiu da Hikari, mas mantivemos a amizade. Foi 6 anos de trabalho e superando as dificuldades. Mas a Hikari também ajudou muitas outras pessoas que começaram dividindo estandes com a loja e agora tem estandes próprios em eventos. 

Um Sofá À Lareira: E qual foi o maior marco da Hikari, em sua opinião?
Momo-chan: Bem, em 2010, foi o ano da virada. O evento Matsuri chegando ao centro de convenções, os eventos em geral chegaram ao novo patamar em São Luis. E claro, a Hikari precisou se adequar a essa nova realidade. A loja foi um dos raros estandes formalizados nos eventos e ganhou também seu espaço próprio, uma vez que o atendimento aos clientes era na sala de visitas da minha casa. Em 2012 chegamos ao SANA, que é um dos maiores encontros de fãs de animes, mangás, games e afins do Brasil. Conhecia o SANA como fã, mas chegar lá como estandista foi muito diferente e uma prova de fogo. 

Um Sofá À Lareira: Citamos alguns eventos e anos marcantes para a Hikari em sua linha de vida. Mas e 2013? Como esse ano foi para a Hikari?
Momo-chan: Neste ano estivemos novamente no Anima Sul e no SANA. Deste do ano passado a Hikari também possui uma loja online, mas ainda sim planejamos ainda essas melhorias, tanto para o site quanto o espaço físico da loja. Estamos ainda em plena promoção de aniversário de 6 anos e esperamos poder continuar contando com o apoio do publico. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*