Filme X Livro || Branca de Neve e o Caçador

Escrito por Miaka Freitas - quinta-feira, novembro 01, 2012



*Antes de lerem o texto abaixo, digo de passagem, que não fiz nenhuma critica destrutiva nem construtiva sobre esse e o outro post de "Fallen X Sussurro". Essas foram minhas impressões ao longo da trama. Nada tão abordativo sobre o enredo e nem faz tão juz a historia. Sabe quando se tem uma impressão quando vai conhecendo a obra? Pois é! Estou apenas querendo "dividir" tais ideias. E como digo no fim desse texto, "Branca de Neve e o Caçador" é realmente uma história boa com uma nova versão de um classico que encantou gerações. Apesar que, se um pouco revista, teria partes que poderiam ter saido melhor*

Branca de Neve e o Caçador

Muita gente se pergunta: Melhor assistir o filme (ou adaptação) ou ler o livro? O filme segue fielmente ao que é retratado no livro? (o que não acontece na maioria – todas as vezes – nas adaptações).

Nessa rara exceção, vi primeiro o filme e depois “descobri” a existência do livro, pois agora a moda é tornar filmes em livros, livros em filmes, quadrinhos em serie, serie em quadrinhos, serie em livros. Tudo está uma confusão e ninguém sabe quem surgiu primeiro: o ovo ou a galinha.

No caso de Branca de Neve e o Caçador primeiro surgiu o filme, e o livro é a adaptação do roteiro. Será que os escritores “verdadeiros” estão fazendo historias tão ruins que filmes tem que ganhar versão impressa?

Chega de divagações e vamos as impressões.

Nem sei por onde começo: se é pelo livro ou pelo filme. Acho que pelo filme seria melhor, já que ele veio primeiro.
 
Do roteiro “original” o filme mostra outra abordagem de um já ultrapassado conto de fadas da Branca de Neve e os Sete Anões, estes sendo substituídos injustamente pela figura do caçador, que na versão conhecida é um personagem que faz ponta numa parte quase insignificante da história e depois some. No filme, ele segue do lado de Branca de Neve até o fim.  Os anões  são um grupo de homenzinhos bêbados quase inúteis em toda trama. Como já falei fora uma substituição injusta e no filme parecem que eles não gostaram.

A Branca de Neve foi interpretada pela Kristen (que todo mundo está cansado de saber que não tem emoções – só a cara de tapada – e que, nas gravações desse filme, ele traiu o vampirinho – Pobre Cedrico que foi trocado 3 vezes, 2 pela mesma mulher – e que ainda desconfio que ela só conseguiu o papel por causa do “namorado” como diretor – não acredito que seja talento -) e sinceramente, por essa escolha de atriz,  eu prefira o livro. Alem do mais, o filme tem partes muito idiotas e diálogos que, pelo menos a mulher que transformou o roteiro num romance deve a decência de mudar.

Lendo o livro, notei que eu imagino qualquer Branca de Neve e qualquer caçador menos o elenco escolhido para o filme. O livro a historia se desenrola sem embaraço.

Já a trama, em ambos são iguais ou bem parecidas, o mais surpreendente (e até tosco) é que a garota esperou, presa numa cela, por 10 anos sendo que ela tinha a fuga, literalmente, acima da cabeça.

E outra parte surreal é a que ela, depois de ressuscitar, volta totalmente pronta para liderar... Totalmente majestosa e líder.

Sinceramente, a historia tem um enredo que poderia ser muito melhor trabalhado.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*