A psicopata da Disney || A relação de Gifanny e Yuno Gasai

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, junho 24, 2016

E foi só eu postar uma foto minha com emoticons que descubro que a Disney tem uma psicopata linda e que me lembra uma outra muito presente na minha vida....

Pera, você não entendeu nada do primeiro parágrafo? Relaxa e acompanhe a Miaka-san por mais uma postagem de teoria! Se bem que não é tão teoria assim...

Vamos começar explicando e agradecendo a pauta! Ao Crestomanci Tassio, do blog DisneyCast, o maior maníaco, digo fã, da Disney que eu já tive o prazer de conhecer, chega comentando que a cada dia eu me pareço mais com a Giffany após ver minha nova foto de perfil.
Então vocês devem estar com a mesma pergunta que eu estava na mente: QUE RAIOS É GIFFANY?! Então, explicarei em poucas linhas o que aprendi sobre a personagem (mas para saber o dossiê completo da Giffany, sugiro a matéria do Tássio, que está muito bem humorada e pode ser lida aqui neste link).

A Giffany é uma personagem da série animada Gravity Falls, criada pela Disney, e é integrante de um jogo virtual na animação. O jogo é aqueles de relacionamento, tipo o famosinho Amor Doce, e tem como a namorada virtual, a Giffany. Tudo vai bem, até que se percebe que a mesma tem uma consciência própria e não segue as diretrizes programadas para ela e tenta manipular e sugar o jogador para que ele "só tenha olhos para ela".


Se você é um otaku, já deve perceber que essa descrição lembra uma outra personagem beeem queridinha dos animes. Mas se você não é muito familiarizado com a cultura dos animes e mangás, existe um anime chamado Mirai Nikki (no Brasil, o mangá se chama de Diário do Futuro e foi lançado pela editora JBC) e nele os participantes escolhidos por Deus devem eliminar-se uns aos outros. O último que sobrar, ganhará o grande prêmio: ocupar a cadeira de Deus. Neste anime existe uma garota fofa e apaixonada pelo protagonista e ela se chama Yuno Gasai. Mas não se engane, ela pode ser meiga e fofa e muito persuasiva e, principalmente, muito perigosa!

A personalidade das duas garotas (Yuno e Giffany) são bem parecidas. São possessivas, persuasivas e tudo isso se esconde debaixo de uma personalidade meiga, fofa, atenciosa e doce.

Outro quesito que podemos desconfiar é que a Giffany é uma personagem feita para quebrar, propositalmente, a visão que temos das personagens clássicas da Disney: doces, delicadas, dóceis e totalmente seguras (no sentido de "ela não vai me matar por ciúmes"). Esse tipo de personagem feminina perfeita já não é algo tão perto da realidade atual, onde as garotas e mulheres já não esperam o Príncipe encantado e não ficam somente em casa.
Essa postagem não foi escrita para dizer que a Disney plagiou a Yuno ou vice-versa. As semelhanças são bem visíveis e até as fanarts insinuam e brincam com isso. Pode ter sido proposital a semelhança, como homenagem dos criadores, mas enquanto isso não é confirmado nem "des"confirmado, não podemos trabalhar com acusações. As semelhanças de estrutura de personagens acontece todo tempo nas obras e não são plágios, mas são tipos conhecidos de arqupétipos. Assim como se tem a "jornada do herói", um arquétipo que está presente em várias narrativas de aventuras e serve para guiar qualquer boa história, também existe tipos de personalidades criadas, como exemplo a "classe", digamos assim, da Yuno e Giffany: as Yandere.

Yandere: Ciumenta. A garota com personalidade yandere é amável e fofa, mas cuidado! Momentos de ciúmes fazem com que ela se torne violenta e obsessiva, com comportamentos realmente pirados!
E essa personalidade Yandere é bem visível nas aparições de ambas personagens e elas não são as únicas com características assim. Obras, principalmente japonesas, cada vez mais retratam garotas com esses extremos de fofuras, gentilezas e psicopatia. Algo que tem caído muito no imaginário dos fãs também. Existe também as versões com homens possessivos e violentos, que fariam tudo por sua amada. As narrativas que existem personagens assim romantizam o perigo e faz com que cada vez mais as pessoas vejam como normais (por isso o recado dado ali embaixo).

Confira uma listinha de personagens yandere separado pelo blog Otaku PT.

Um adentro: pessoas assim, obsessivas como a Yuno e Giffany, realmente existem e diferente da ficção não é normal e os relacionamentos sociais são abusivos e até mesmo traumáticos. Pessoas assim podem sofrer de problemas e se descontrolar e muitas vezes vemos notícias de namoros que acabaram, a pessoa não aceitou e matou o/a ex. Cuidado, essa matéria não incentiva pessoas a agirem assim e somos totalmente contra a violência e o abuso. Caso ache que está com alguém assim e se sente coagido/a, procure ajuda!

E você? Conhece mais alguma personagem yandere? Conhecia a obsessiva e amorosa personagem da Disney? Deixe nos comentários o que você achou ;)

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

6 recados

  1. Sem contar que ambas tem cabelo rosa > <

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for ver a parte estética da personagem, vamos ter personagens com o cabelo rosa, olhos grandes, uniformes escolares, vozes doces... São bem parecidas mesmo, que posso apostar que até pode ter tido referência para a criação (afinal, Gravity Falls tem referências demais).

      Beijinhos =*

      Excluir
  2. mesmo assim a youno é muito mais foda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quisemos tirar mérito de nenhuma personagem, nem dizer quem é melhor que ninguém, somente mostrar que ambas são da mesma personalidade. Cada personagem tem suas peculiaridades que vai fazer ela ser única, mesmo tendo alguns traços que se assemelha com a outra.

      Excluir
  3. A Yuno é mais legal ❤

    ResponderExcluir
  4. Pior q a Monika (do Doki Doki) tbm parece no mínimo referência para a Yuno, mas nunca q eu ia ver a Giffany dessa forma kkkkk sla porque kkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*