Nintendo NX || Rumores de Plataforma para todos os tipos de aparelho

Escrito por Miaka Freitas - sábado, setembro 05, 2015

Nintendo NX possivelmente será lançado na metade de 2016
Já soubemos em dias passados que a Nintendo já está trabalhando em seu novo projeto, um sucessor ao Nintendo WiiU (já não era sem tempo, afinal, WiiU não está sendo um retorno bom para a empresa). O novo sucessor, chamado por Nintendo NX, ganhou mais uma enxurrada de rumores, através do site italiano NintendON.

Os rumores vem com um assunto bastante especulado pelos fãs da BigN: o desenvolvimento do "aparelho" e como a empresa planeja para o mesmo. Sem mais delongas, a primeira novidade talvez seja a mais chocante: de acordo com o vazamento, o NX não é um novo console, mas sim uma plataforma sem ligação a um aparelho específico. Isso não me surpreenderia, pois não é a primeira vez que tal especulação é feita, logo quando descoberto o novo projeto da empresa, a mesma tem sido feita pelos fãs. Em resumo, é para ser algo semelhante ao Windows 10: uma plataforma feita para se adaptar a hardwares que vão de consoles caseiros a smartphones e tablets. O sistema poderia está sendo desenvolvido em parceria a funcionários da Google que trabalham no Android, como empregados da própria Nintendo que trabalham nos SOs do Gamecube e Wii U.

Mas não será um sistema feito para pegar em todos os sistemas. A empresa estaria se esforçando no desenvolvimento de um ambiente que permitiria a cada versão da plataforma NX trabalhar de maneira otimizada e sendo capaz de desempenhar funções específicas. Em contrapartida, a companhia também deseja manter um senso de unidade entre os sistemas, com atualizações sendo lançadas ao mesmo tempo em todos os aparelhos que contenham o software, e o mesmo sendo executado de forma extremamente veloz, independente de tudo. Mas isso tudo é acompanhado com uma outra notícia: a Nintendo finalmente deve melhorar sua estrutura online (o que precisa urgentemente ser revista e que está demorando muito melhorarem). O sistema ainda terá como base o Miiverse, servindo como base para as comunicações dos desenvolvedores e uma área de contato entre jogadores. 

Mas nem tudo são flores, parece que a empresa ainda vai manter a Nintendo Network ID ligada apenas a um aparelho. Mas será possível compartilhar alguns detalhes entre as diferentes plataformas, como a lista de amigos, jogos cooperativos locais e outros conteúdos. Em uma outra compensação, o serviço que substituirá o "Club Nintendo" já deverá está em seu funcionamento total no lançamento da nova plataforma. Também poderá ter acordos com operadoras de telefone para trazer melhores experiências tanto para o novo programa de vantagens quanto para o Miiverse; inclusive, sendo possível comprar aplicativos pelo próprio telefone. 

FUTUROS JOGOS PARA O NINTENDO NX

Agora também teve rumores dos games, é claro. O principal ainda é ter os games. Segundo a fonte do site italiano, a BigN trará um enorme catálogo para múltiplas plataformas no NX, permitindo a realização de compras e jogatinas cruzadas. Mesmo assim cada sistema terá seus games exclusivos. 

Quanto aos títulos que veremos no NX, pode ser que tenha o retorno das third-parties, depois da mesma ser abandonada no Wii U. Empresas como a EA, Square-Enix, Capcom e ubisoft teriam sidos abordadas pela Nintendo durante  a E3, e já estariam com seus kits developer do NX

E é claro que os jogos da própria empresa não faltará. Novos Dragon Quest, Final Fantasy, Sonic, F-Zero e Metroid já estão sendo trabalhados (mas nada revelado). Porém nada como Zelda foi dito, ficando apenas o que está para o Wii U. Mas quem sabe posteriormente, comecem um novo game para a nova plataforma. 

Ainda tem o rumor de que a Nintendo estaria trabalhando em uma nova série de patentes para a plataforma, com uma lista de títulos já em desenvolvimento. Nada em especifico foi revelado. 

3DS E WIIU ESTÃO EM RETA FINAL PARA APOSENTADORIA

Lembra das primeiras notícias sobre o projeto Nintendo NX? a empresa teria dito que o mesmo não iria substituir o Wii U e o 3DS e parece que isso é verdade, afinal, o mesmo será uma plataforma e não um console. Mas isso nada impede dos dois consoles atuais do mercado sejam trocados por novos aparelhos. E logo em breve. 

Apesar que em 2016 seja o foco no Wii U, o 3DS já está ficando para trás. Os jogos ainda poderão sair para o portátil, mas a maioria será para a plataforma NX. Mesmo assim, nada de muito concreto foi revelado sobre o novo portátil com o NX. Apenas  que ele terá um hardware pouco superior ao PS Vita, com resolução de tela em 540p - ou até 720p - e uma memória interna expansível. O portátil, deve ser exibido no início de 2016, com previsão de lançamento entre o fim do ano e o começo de 2017. Ou seja, o futuro da BigN está cada vez mais perto e o fim do atual 3DS batendo na porta.

A Plataforma NX seria uma junção do portátil 3DS e Console Wii U? 

Particularmente, eu tenho um 3DS da época do lançamento do mesmo, um grande sacrifício para quem compra consoles da Nintendo no Brasil, um custo alto. E achei totalmente desnecessário as várias versões do portátil, como o 3DSXL, 2DS e o New3DS, sendo esse novo meio que substituído para o 3DS original, afinal alguns jogos novos e recursos como os amiibos foram apenas para esse novo console, ainda sendo prometido algum adaptador para o 3DS original, algo que ainda não vi acontecer, principalmente pro mercado brasileiro. A Nintendo encheu de variações do novo portátil, em vez de focar apenas em atualizações e mais jogos. E agora, após o New3DS lançado com novos recursos e melhorias (coisas que deveriam ter sido feito bem antes), está com uma vida bem mais curta. Desnecessário, na minha humilde opinião. 

Já as notícias pro Wii U também não são muito boas, apesar de ainda ter um ano pela frente, também há um planejamento para seu sucessor e deve trazer especificações próximas que as vistas no PS4 e Xbox One (o que também já era tempo, apesar que se demorar para lançar, como aconteceu com o Wii U, que não se adequou ao seus concorrentes da nova geração nem os da antiga geração, parecendo um fiasco da empresa). Será possível jogar games comprados pra este console em outros aparelhos NX, mas terá uma melhor experiência visual com o console de mesa. 

O novo sucessor terá a capacidade de se conectar não apenas com o novo portátil da Nintendo, como também deverá ter suporte ao Gamepad (este que poderá passar a ser vendido separadamente, o que também já era para ter acontecido há tempos). E, com sorte, ao WiiMote, através do mesmo sistema usado entre o Wii U atual e seu controle-tablet. Isso permitirá que, nos acessórios com tela, você também poderá jogar normalmente sem precisar de uma TV.

Curiosamente, será o primeiro aparelho da Nintendo que não contará com um leitor ótico por padrão, sendo um item opcional. A empresa estaria analisando um leitor externo como acessório, além de unificar os itens da eShop e da Nintendo Network ID. Será o fim de uma grande fase de mídias físicas? Um passo para que consoles caseiros sejam uma nova Netflix de games, como já funciona para PC com a Steam e Origin?!

Mesmo assim, o novo console não aparecerá tão cedo para venda, é estimado que só depois de 6 a 12 meses do lançamento do novo portátil, é que a BigN pretende jogar o sucessor do Wii U no mercado, sendo lançado somente em 2018. Será que será um atraso similar ao Wii U? Deveria ser lançado mais cedo. 

Quando for lançado, o sistema NX terá muito mais possibilidades na hora de trabalhar no desenvolvimento de seus games. Os preços estimados são relativamente baixo, entre 200 a 300 euros (algo em torno de 850 a 1.250 reais, em conversão simples, sem impostos) para o aparelho de mesa. Um combo com os dois dispositivos também está sendo considerado, por um valor de 500 euros (em torno de 2.140 reais, o que deixaria um bom investimento, se não soubéssemos que esse valor dobraria com os impostos de importação praticados no Brasil).

Lembrando a todos os fãs empolgados, essa notícia não passam de rumores e especulações, onde a fonte ainda diz que são dados antigos, de junho/julho desse ano. Até seu lançamento, muita coisa ainda pode rolar. O fato que poderemos conhecer em 2016 a nova plataforma e tudo que a Nintendo estaria planejando.

A qualquer atualização de notícias, estarei trazendo para vocês!!! 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*