[Resenha] De Olhos Fechados

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, dezembro 19, 2014

*Livro cedido pela Editora D' Plácido

Acho que estamos na semana de livros onde há algum aspecto que nunca vi em outro livro que li. E olha que todos esses que me surpreenderam foram nacionais, não que o que eu tenha falado foi algum preconceito meu por parte de nacional, mas é que ainda se escuta muita gente que não lê ou não gosta de nacional por não terem narrativas interessantes ou serem mal escritos. Tolo é o que pensa desse jeito porque não paro de me surpreender com os autores brasileiros.

Livro De Olhos Fechados, de Livínia Rocha
Foto do Acervo Pessoal
Dessa vez o livro é de uma autora chamada Lavínia Rocha, e seu livro tem o titulo de De Olhos Fechados. O cenário da história é a sua cidade  natal: Belo Horizonte. O titulo já desperta o autor para o ponto chave da história:  a nossa protagonista é cega. Acho que nunca havia lido um livro onde o protagonista teria alguma deficiência, ainda mais a da visão, que é algo visto pela sociedade como algo muito ruim, porque a pessoa não imagina como é viver sem enxergar, se vendar a pessoa por um minutinho que seja, ela já fica perdida, sem direção e por achar que é impossível fazer qualquer coisa que uma pessoa que enxerga faria sem problemas, acaba que a sociedade nem sabe como agir quando tem alguém portador de tal deficiência. O engraçado da historia, digamos assim, é que o portador nem considera uma deficiência, e que muitas das vezes eles conseguem "enxergar" bem melhor que muitos com os olhos bons por ai. Eles conseguem superar a diferença e encara os problemas de um jeito bem maduro, sem fazer tempestade em copo d'água como a gente faz, se queixando quase sempre de coisinhas bobas (e olha que eu me considero rainha de reclamar de tudo).

Continuando sobre o livro, a narrativa começa como qualquer romance normal (e não sei porque, mas a leitura do livro me lembrou muito Mocassins & All Stars no início), mas depois o leitor é surpreendido envolto em um mistério secular que a nossa protagonista faz parte. E a aflição, os desafios, a superação a cada prova que esse mistério a faz passar te faz ser cada vez mais surpreendido pela independência, astucia e o dom que a Cecília tem. Não tem como não se envolver com a história e devorar esse livro até o fim desse mistério. E posso garantir: não vai faltar emoções.

Para quem gosta de um romance com umas pintadas de ação, aventura, história e mistério esse livro é uma pedida certa. E a autora nos prova que não é de idade que um autor precisa para um amadurecimento em escrita, pois Lavínia é uma garota jovem de apenas 17 anos (ou seja, é bem mais novinha que eu, ou nem tanto já que eu tenho 19) mas escreve deste de seus 13 anos de idade. E sua narrativa é bem fundamentada, envolvente e enxuta (bom para quem não gosta de muita lenga-lenga até os finalmente). O livro se propõe em dá uma ótima leitura, rápida e divertida, que te surpreende nos momentos de tensões. E só digo uma coisa: ainda quero ler mais obra dessa garota!


  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

6 recados

  1. Que delícia de resenha, Miaka! Muito alegre por você ter gostado! Vou postar sua resenha na página do livro no Facebook (https://www.facebook.com/pages/De-Olhos-Fechados/1533916116840298?fref=ts), depois poste também no skoob (http://www.skoob.com.br/livro/392746-de-olhos-fechados) com o link do seu blog para que outros leitores vejam!
    Ah, e a no que vem sai o terceiro hahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lavínia,
      Querida seu livro é maravilhoso, espero mais livros seus! Por favor, me mantenha informada quando lançar mais >< e se precisar de leitora beta, estou a disposição (risos).

      Desculpe a demora, mais eu postei a resenha no Skoob já, obrigada pela dica. Realmente eu tenho poucas resenhas colocadas lá, porque no geral esqueço mesmo dessa ferramenta.

      Que bom que gostou da resenha, eu amei mesmo seu livro.

      Beijinhos =*

      Excluir
  2. Só de olho no Jake e no BMO aí das fotos :B

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RUM! Eles já tem dono, são meus (risos) e eu não divido.
      Eu amo bonequinhos (apesar que muitos me matariam por não chamar de Action Figures).
      Obrigada pela visita. Vou visitar o Gotas de XP, fiquei curiosa.

      Volte sempre, Beijinhos =*

      Excluir
  3. Oii, adorei seu blog, estou seguindo, dá uma olhadinha no meu, se gostar segue tbm.
    Obrigada! bjuxx :*
    http:// blogdadanielamachado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir Daniela.
      Vou dá uma olhadinha no seu blog também.
      Beijinhos =*
      Volte sempre!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*