[Resenha] Fundação

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, novembro 21, 2014

Queridos... Não sei se sabem, o Um Sofá já fez algumas parcerias bem legais nesse segundo semestre de 2014. E com isso, também estamos recheados de bons livros.

Para quem me acompanha sabe que eu sou muito mal “organizada” com meu tempo e acabo sem falar tudo que planejo aqui no blog. Mas espero que isso mude, já que em vídeo-resenha e no canal, vou ter um espaço a mais para falar o que der na telha sem me prender a palavras escritas aqui no blog.

Acontece que, o assunto de hoje não é “o que dá na telha na cabeça de Miaka” e sim mais uma resenha de livro. Dessa vez é o tão prometido livro da Editora Aleph.

Livro Fundação
Foto de Acervo Pessoal
Primeiramente, queria agradecer pela editora por me proporcionar essa leitura que há tanto tempo desejava. Faz muito tempo que estava com vontade de ler uma obra de Isaac Asimov, mas ainda não havia tido oportunidade. O livro Fundação é, considerado por muitos, um clássico da Ficção Cientifica e posso garantir que a história continua atual mesmo no dias de hoje. Para quem, assim como eu, é um entusiasta do gênero, vai adorar ter esse exemplar em mãos. Aviso logo que Fundação é o primeiro da trilogia Fundação (que posteriormente foi expandida com mais três livros do assunto).

Para quem gosta também de um contexto histórico em narrativas, também verá isso em Fundação e toda a sua magnitude. Como assim, Miaka?! Eu explico.

Fundação, nada mais que um livro, que percorre a história da galáxia. Assim como em nível da mundial, existiram grandes impérios a conquistar boa parte do mundo, a Galáxia também tinha seu império que controlava o universo. E assim como a política e economia de várias nações ao longo dos anos, o império um dia sucumbi e acaba. E é essa trajetória política que o livro se situa.

Do mesmo jeito que se estuda história mundial no ensino fundamental e médio quando estamos na escola, vemos os fenômenos se repetirem nesse livro, só que em uma escala universal. Isso nos mostra que toda sociedade sempre tem o mesmo principio de base. Mostra a evolução de uma sociedade como todo e suas fases distintas. Eu me atrevo até a recomendar a leitura dessa ficção para estudar pro ENEM, viu, meus lindos? Porque há uma correlação que o leitor pode fazer com a história mundial e seus impérios, suas limitações e seus avanços.

Um pouco mais sobre Isaac Asimov:

Esse pai da ficção escreveu e editou mais de 500 livros, entre os quais a série Fundação; o livro O Fim da Eternidade; Eu, Robô e O Homem Bicentenário. Além de seus sucessos em ficção cientifica, ele também foi bem sucedido com tramas de detetive e mistério, enciclopédias, livros didáticos, textos autobiográficos e vários trabalhos científicos. 

PS: Ainda teremos mais uma continuação mais aprofundada do livro Fundação. Tem muita coisa que podemos explorar. Aguardem próxima semana! 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*