Brazil Manga Awards | Concurso de Mangás JBC

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, abril 04, 2014

Para quem vem acompanhando sites e blogs deste do evento ocorrido no ultimo sábado, sabe que saiu o resultado do BMA, o primeiro concurso nacional de mangás. Atitude louvável e inovadora da Editora JBC decidiu abrir as portas para mais quadrinhos nacionais quando anunciou a primeira edição desse concurso.


Com 185 inscrições validas, eram aceitas histórias de qualquer gênero, com 24 a 32 paginas, de tema livre e em português. As inscrições foram até dia 31 de janeiro desse ano. E esse concurso tinha o diferencial a parceria da editora com o Consulado Japonês, permitindo que todos que se inscreveram no BMA puderam optar também a terem seus trabalhos enviados para o Inernational Manga Award. Premio que acontece anualmente pelo governo japonês. E com isso 113 títulos inscritos também aceitaram concorrer no concurso internacional também.

A ficha técnica de inscrições foram anunciados. A maioria dos que se inscreveram eram da região sudeste (com um pouco mais de 60% do total), mas também houve de outras regiões como Sul (12, 41%), Centro-oeste (8,1%), nordeste (15,1%) e também o norte (2,2%). Outro dado divulgado foi que a maioria dos participantes foi do sexo masculino com idade média de 25 anos. E apesar do tema ser livre, a maioria das histórias foi com o tema de ação e aventura (bem típico dos mangás publicados no Brasil e que fazem mais sucesso). Mas também apareceram histórias de comédia, romance e alguns dramas! (ai, adoraria ler mais mangás de drama).

As obras foram separadas e avaliadas pela redação de conteúdo e o pessoal de comunicação da JBC, sendo que dessas, selecionaram as 24 melhores. O critério de avaliação foi Arte, roteiro e originalidade (com notas de 0 a 10). Depois foi composto o corpo dos jurados: Fábio Yabu (autor de Combo Rangers), Cassius Medauar (gerente de conteúdo da editora), Arnaldo Oka (tradutor de mangá e ex-chefe de tradução da editora) e pela professora Doutora Sônia Luyten (maior especialista em mangá da academia brasileira). E o dever desse time de peso foi escolher os ganhadores dentre os 24 finalistas.

E para que eu expliquei tudo isso que a JBC fez? Isso porque, foi anunciado os 5 ganhadores, que terão as obras publicadas em um mix especial, até o final de 2014:

STARMINDDe Daniel Guimarães e Ricado Yoshio.
ENTRE MONSTROS E DEUSES – De Pedro Leonelli e Dharílya Sales
FABULA – De Ivys Danillo Portela e Breno Fonseca
QUACK – De Carlos Atunes Júnior
CRISHNO: O ESCOLHIDO – De Francis Angelo Ortolan e Lielson Zeni.

Os trabalhos dos 6º ao 12º também receberão menção honrosa no site do concurso. E se tudo sair como planejado pela editora, todas as histórias recebidas serão disponibilizadas no formato digital também no site. O que é ótimo para curiosos assim como eu!!

E já foi confirmo, o concurso será anual e a JBC  já confirmou a segunda edição do BMA!

Parabéns aos vencedores e também já desejo boa sorte para quem vai arriscar a segunda edição do concurso.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*