[Entrevista] Jeffeson Saylon, Autor de “Crônicas dos Anjos”

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, fevereiro 24, 2014



Quem estava com saudades de uma entrevista aqui no Um Sofá? Até eu estava com saudades! Dessa vez estamos com um escritor iniciante, chamado Jeffeson Saylon, que nos contará um pouquinho sobre seu primeiro livro: Crônicas dos Anjos.
Antes de tudo, vamos lê a sinopse da obra?

Sinopse: Há seis mil anos uma disputa trivial entre duas anjas gêmeas causou a maior divisão entre a raça causando a expulsão da humanidade das terras sagradas. Agora em São Luís a anja Melissa e o Caído Ray se encontram e acabam dando início as atividades que promoverão uma das maiores batalhas do plano astral. Caberá a eles evitar que um Grande Mal desperte e traga a destruição não só da Terra, mas de todo o universo. Amor, Amizade, Perdão e Coragem estão entre os sentimentos que terão que ser fortalecidos caso eles queiram parar a profética batalha de Armagedom.

Um Sofá: O que te levou a escrever livros? Da onde surgiu a ideia de se tornar escritor?
Jeffeson Saylon: Escrever para mim nunca foi impossível. Sempre tive oportunidades para experimentar minhas habilidades. Durante o Ensino Fundamental participei de dois concursos de redação. Na 3ª Série fiquei entre os vinte melhores do estado do Maranhão e representei essa turma na cerimônia de premiação. Já na 4ª Série, fiquei em terceiro lugar dentre redações de vários alunos de São Luís.

Depois disso, os concursos ficaram para trás. Na 5ª Série tinha uma professora que exigia uma poesia toda sexta-feira. Resultado: cheguei ao fim do ano com um caderno cheio de poemas e sonetos. Tive até uma das minhas poesias enviadas para a participação em uma antologia da Fundação Airton Senna. Pena que perdi meu caderno anos depois.

Já no Ensino Médio, a influência da cultura otaku, que se enraizava em definitivo nas minhas “veias”, e a participação de uma professora de Literatura muito empolgante foram os pontos chaves para a decisão. Primeiro escrevi uma crônica que foi muito bem recebida. Meus colegas de classe me incentivaram a escrever mais.

Em 2012 iniciei esse que é o maior projeto da minha vida: Ser um escritor! No entanto os percursos não foram o mais fáceis. Por duas vezes quase perdi meu original, até que montei um esquema de proteção avançada. Seguindo a tendência do momento resolvi me dedicar ao público teen e escrever literatura fantástica. E, é claro, nada melhor para começar do que uma trilogia.

Um Sofá: Como decidiu que ser escritor seria sua profissão?
Jeffeson Saylon: Nunca vi a carreira de escritor como uma profissão isolada. Bom, pelo menos não ainda. Escrevo por dois motivos: 1) É um objetivo pessoal. Sempre quis deixar meu legado na participação de alguma coisa na Terra. A escrita foi como vi essa oportunidade. 2) Tenho uma habilidade incrível para narrar e criar. Uso a escrita como um hobbie que não deixa essas habilidades se apagarem.

Um Sofá: E a inspiração? O que te inspira na hora de escrever?
Jeffeson Saylon: Olha como já disse, tenho na cultura otaku a influência necessária. Quando leio outras obras também as enxergo como fontes de ideias.

Um Sofá: Para você, o que define ser ESCRITOR?
Jeffeson Saylon: É retratar as ideias presentes na mente. Refazer as leituras que fazemos do mundo e ensinar outros a fazerem o mesmo. Às vezes é brincar de sonhar acordado.

Um Sofá: Da onde e como surgiu a ideia de criar “Crônicas dos Anjos: Armagedom”?
Jeffeson Saylon: Vale dizer que sempre quis escrever sobre esse tema tão emblemático que é a angelologia. Mas no caso do meu primeiro livro, foi algo engraçado! Estava treinando minhas habilidades de desenho com uma revista de curso de mangá. Produzi dois personagens depois de muitas tentativas. Gostei tanto do resultado que as batizei e aí... Pois é! Elas são a inspiração para As Crônicas dos Anjos. Até hoje minha mãe guarda elas.

Um Sofá: Para você, o que é mais gratificante em ser escritor?
Jeffeson Saylon: Ter seu trabalho reconhecido. Sempre que alguém lia meu original eu esperava uma posição contrária. As pessoas nem sempre te apoiam quando precisa. No entanto se tornou comum ouvir das pessoas comentários agradáveis, críticas construtivas e, acima de tudo, o reconhecimento.

Um Sofá: Qual o maior desafio de escrever e lançar um livro no Brasil?
Jeffeson Saylon: São tantos! O primeiro é ter dinheiro. Quando se começa tão jovem quanto eu, ou tem um patrocinador ou vai choramingar muito para conseguir. Depois é ser divulgado. Porque não adianta nada você fazer investimentos malucos se não tem uma obra capaz de atrair interessados. Graças a Deus existem hoje em dia formas das mais variadas para se produzir e lançar um livro no nosso país. A autopublicação está aí para isso!

Um Sofá: O que significa “As Crônicas dos Anjos: Armagedom” para você?
Jeffeson Saylon: É a porta de entrada para minha carreira de escritor. Tem que dá certo aqui. Se não cai no esquecimento e fica mais difícil lançar outros livros.

Um Sofá: Teve apoio quando escolheu ser escritor ou muitas pessoas diziam para desistir?
Jeffeson Saylon: Sim. Tenho amigos que não me deixam em paz enquanto não publicar. Estou na última fase para publicação. Em maio de 2014 é certeza de ter esta obra no mercado.

Um Sofá: E os planos para o futuro da carreira?
Jeffeson Saylon: Escrever muitos mais livros. Tenho uma lista com mais de quinze títulos para serem colocados em prática.

Um Sofá: Um recado a todos os leitores do blog Um Sofá à Lareira que querem seguir a carreira de escritor.
Jeffeson Saylon: Galera! Leiam! De nada adianta querer escrever se não gosta de ler. Naveguem pelo universo da literatura e não tenham medo de experimentar toda e qualquer ideia que vier à cabeça. Apenas aprendam a respeitar sua língua pátria. É muito importante que saibamos ler e, principalmente, escrever o português. Temos que ter um material agradável a leitura se quisermos ser reconhecidos como bons escritores. É isso!

É isso ai, Jeffeson. Esperamos ansiosos com o futuro lançamento em 2014 e muitos outros livros seus virão, com toda certeza!

E para nossos leitores, deixem nos comentários quem vocês gostariam de ser o próximo entrevistado do blog e perguntas que gostariam de fazer. 




PS: Imagens meramente ilustrativas para não deixar a entrevista chata!

 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*