As Duas Faces do Destino

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, julho 17, 2013



Primeiramente queria pedir desculpas ao meu parceiro Landulfo Almeida por demorar tanto para a postagem dessa resenha. Segundo, queria pedir desculpas a ele também e aos leitores que estavam esperando o segundo Diário do Leitor, mas não terá mais, estou com medo e sei que é inevitável fazer um diário para a leitura se não soltar spoiler e eu não quero estragar futuras leituras. Ainda mais desse livro, que é ótimo. E é brasuca. 

Ainda tem gente que se pergunta se brasileiro escreve coisa boa e uma das minhas propostas com esse blog era dizer: sim, escreve muita coisa boa! E uma dessas coisas boas foi As Duas Faces do Destino.
Fazendo uma breve sinopse da história. Bruno era investidor na Bolsa de Valores, morador de Salvador. Vivia normalmente até “esbarrar” numa morena chamada Adrianna. Como todo bom brasileiro, se encantou com a inteligente, boa companhia de Adrianna, mas depois descobre-se que seu encontro com ela não foi obra do acaso. Dentre varias coisas que descobre, descobre também que ela não é uma terráquea, mas é uma nativa de um planeta similar a terra, chamado Acqua e que ela não é a única que veio de lá...

A principio, o livro é difícil para ler, realmente o livro é denso e compacta muita coisa nas poucas paginas por capitulo. Mas depois de pegar o ritmo, a leitura segue-se fácil e até mesmo divertida. A proposta de Landulfo foi alcançada: escrever uma ficção cientifica que tenha base na física (Ele deixa claro logo em sua nota no inicio do livro: “preservando a proximidade adequada para com a verdade de modo a transmitir ao leitor a sensação de estar diante de uma hipótese fantástica e nunca de um ridículo absurdo.”). Nada de Guia do Mochileiro fantasioso nessa narrativa. Explicando tanto com teorias na física moderna quanto todas as explicações de Bruno alcançar uma boa fortuna, tudo é explicado na nossa ciência e economia terrena (risos).

Como disse antes, pelo jeito que fora arrumado os capítulos e parágrafos do livro, principalmente em suas primeiras paginas, lembra de fato, a estrutura que forma o Guia com explicações sobre as teorias propostas e logo após a narrativa da história. Também lembra Dan Brown, em seus livros, que forma toda uma ficção em cima de algo já existente na cultura e educação.

Aqui, assim como muitos livros, as coisas começam a fazer sentido a partir da centésima pagina, porem, as coisas só começam a “pegar fogo”, depois da pagina 150 por ai... Demora muito? Creio que não, até porque o livro tem 486 paginas. Mas isso torna a leitura um pouco castigaste e até pode causar a desistência de alguns leitores. Muitos parágrafos sobre aplicações nas bolsas de valores realmente pode ser difícil entender, mas Landulfo consegue descomplicar e até fazer termos vontade de aplicar como Bruno fez em seu livro. E os cálculos bem difíceis mostram o quanto intelectualmente Adrianna, que é de um outro planeta parecido com a terra chamado Acqua, é evoluída.  

O livro não é de todo cansativo, até porque, após o longo inicio, entramos no universo proposto por Landulfo e pegamos o ritmo e o gosto de saber mais um pouco sobre todos os personagens e situações que aparecem. A proposta de uma ficção cientifica diferente foi cumprida. Esse foi o romance de estreia do autor na literatura brasileira e com certeza esperarei ansiosamente por outros assinados por Landulfo. Não tem como descrever o que Landulfo preparou em suas paginas nesse livro, só lendo para conhecer. É por essas obras que sabemos que a literatura brasileira guarda ótimos autores e belíssimas histórias.

Quer emoções fortes e narração brilhante e segura de que todo detalhe foi pensado e revisado para agradar o leitor? Landulfo nos propõe em As Duas Faces do Destino

LEMBRANDO AOS LEITORES: Temos o sorteio do livro "Visões Noturnas" do autor Mauricio Caldeira. A meta é atingir 500 seguidores. Esperando o que? Acesse o link e participa!

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

2 recados

  1. Adorei a resenha flor, parabéns pela parceria! Parece ser bem interessante :}


    Beijinhos,
    Lia *.*
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela resenha! Um grande abraço para os leitores do "Um Sofá à Lareira".

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*